AS IDEOLOGIAS DE ÓDIO: PARA REFLETIR E EVITAR
"Às vezes parece que uma espécie de epidemia de violência está tomando conta de certos grupos. Alguns são seguidores de Stalin e outros de Hitler, alguns demonstram seu ódio em protestos que protegem a impunidade, outros em um espaço vazio, terra de ninguém, para agir com malícia... alguns usam a violência contra modelos de vida, formas de comportamento, escolhas pessoais ou pessoas indefesas...
Mas todos eles compartilham algo em comum: foram seduzidos pela INTOLERÂNCIA IDEOLÓGICA que os torna incapazes de aceitar pontos de vista diferentes, vidas diferentes que não vistas como iguais, são passíveis de repressão, medo e aniquilação..."(Jorge R. Jaraquemada)
São as IDEOLOGIAS DE ÓDIO que usam a força e pesam sobre a realidade na qual os direitos e a liberdade muitas vezes parecem frágeis.
Para combatê-las é necessário conhecê-las, libertando-se de alienação que muitas vezes permite que os ódios pessoais e coletivos se propaguem em ondas de violência.
Dentre tantas que merecem nossa vigília e combate, destacamos o Racismo, O Nazismo, a Xenofobia, o Totalitarismo e o Fascismo como elementos para reflexão sobre a História e sobre o momento.
São essas reflexões que dão vida as imagens, fotografias produzidas pelos alunos do 2º ano do Ensino Médio, durante os meses de maio e junho de 2012.
Profª Ana Paula
Nenhum comentário:
Postar um comentário